Vagas
Descrição da Função
Título: Analista de Procurement
Localização / Cidade: Maputo
Mais sobre Maputo
PARA VAGAS DE DIVERSOS CONSULTORES
Breve Descrição/ Finalidade do Trabalho
O posto de Analista de Procurement está localizado no Escritório Nacional do UNFPA Moçambique (CO) em Maputo e responde directamente ao Analista de Operações sob a orientação geral do Gestor de Operações Internacionais e do Representante Nacional.
Objectivo do trabalho:
O Analista de Procurement presta serviços de qualidade no domínio do procurement e da cadeia de suprimentos a clientes internos e externos. Domina todas as regras, directrizes, processos e procedimentos relevantes e assegura a utilização adequada e eficaz dos recursos do UNFPA e dos parceiros externos. Além disso, adopta uma abordagem orientada para o cliente e centrada nos resultados para interpretar as regras, os procedimentos e as directrizes, prestando apoio e orientação ao Gabinete Nacional. O Analista de Procurement supervisiona a equipa de Procurement.
Descrição do Recrutamento/ Principais Responsabilidades
Qualificações e Aptidões
O Analista de Procurement será responsável por:
- Preparar e actualizar o Plano de Procurement do Programa consolidado com base numa revisão dos Planos de Trabalho Anuais relevantes e assegurar a sua implementação atempada, garantindo a entrega mais económica e atempada de toda a carteira de aquisições no contexto do Programa.
- Colaborar com a Equipa de Gestão Sénior e com os Analistas/Especialistas e conselheiros do Programa, em coordenação (se necessário) com os departamentos governamentais e as ONG pertinentes, na definição de especificações precisas e na aprovação de modalidades de aquisição para uma aquisição mais eficaz e eficiente, em conformidade com as políticas e os procedimentos vigentes do FNUAP.
- Analisar os pedidos de aquisição e iniciar os procedimentos de aquisição de equipamentos, fornecimentos, mercadorias e serviços de forma transparente e rentável; e recomendar a decisão de aquisição. Fornecer actualizações periódicas sobre os calendários de aquisição e assegurar a comunicação regular no âmbito do FNUAP e externamente com os parceiros sobre as datas de entrega previstas.
- Monitorizar e avaliar a eficácia dos processos de aquisição no âmbito do Gabinete Nacional e assegurar a conformidade das práticas comerciais do Gabinete com as disposições das políticas e procedimentos, práticas de trabalho e processos do FNUAP e sugerir alterações para melhoria onde e quando necessário.
- Assegurar a coordenação com a Unidade de Gestão da Cadeia de Abastecimento do FNUAP (SCMU) e os Serviços de Gestão de Instalações, o UNOPS e outros organismos de aquisição da ONU para a entrega e recepção atempadas de bens e serviços, libertação, aceitação e entrega dos mesmos no ponto de destino em tempo oportuno, com a devida atenção à garantia de qualidade.
- Trabalhar em estreita colaboração com o Ministério da Saúde no que respeita aos produtos de saúde reprodutiva (SR) e ao equipamento médico, desde a encomenda, o acompanhamento e a recepção. Assegurar a coordenação adequada entre o Parceiro de Implementação (IP) e a Unidade de Gestão da Cadeia de Suprimento (SCMU) através de um fluxo regular de informação, autorização (luz verde, número MOZ) e documentos de expedição. Coordenar e assegurar o desalfandegamento atempado das remessas e actualizar e monitorizar o relatório de situação para o gabinete em intervalos regulares.
- Apoiar a aplicação da política do FNUAP relativa à gestão dos fornecimentos do programa através de um acompanhamento adequado, da coordenação do desalfandegamento e da entrega de mercadorias/inventários adquiridos a nível internacional, com especial destaque para os aspectos relativos ao controlo operacional e aos requisitos de informação financeira.
- Contribuir para a preparação do relatório anual dos doadores, conforme necessário.
- Assegurar que as avaliações dos prestadores de serviços sejam concluídas de forma correcta e atempada e que as acções de acompanhamento associadas sejam implementadas.
- Manter registos, documentação e arquivo actualizados e completos de todos os processos de aquisição.
- Apoiar o desenvolvimento das capacidades do pessoal e dos parceiros de execução em matéria de políticas e procedimentos de aquisição.
- Manter uma base de dados de fornecedores regulares, contratos e acordos a longo prazo da ONU e do FNUAP.
Desempenhar o papel de “Comprador” no sistema Quantum de gestão empresarial e gerar relatórios relevantes para consumo e utilização pelo cliente, bem como para a tomada de decisões de gestão - Desempenhar quaisquer outras funções relacionadas com o trabalho que possam ser atribuídas pelo Supervisor, pelo Director de Operações Internacionais, pelo Representante Adjunto e pelo Representante Residente.
Qualificações e experiência:
Formação académica:
Mestrado em Gestão de Empresas/Administração Pública, Procurement, Gestão da Cadeia de Suprimentos, Logística, Engenharia ou disciplina similar.
Conhecimentos e experiência:
- Dois anos de experiência profissional no domínio das aquisições/cadeia de abastecimento e logística.
- É desejável uma certificação em CIPS, aprovisionamento, logística e cadeia de abastecimento, gestão de contratos ou domínios semelhantes.
- É altamente desejável a experiência em contratos públicos internacionais ou em gestão de contratos e fornecedores.
- A experiência com os regulamentos e procedimentos das Nações Unidas em matéria de aquisições, finanças e contratação será uma vantagem adicional.
- Experiência comprovada e historial de sucesso na gestão de processos de concurso para obras, produtos e serviços complexos.
- É altamente desejável a experiência de trabalho em equipa e de liderança de projectos de equipa.
- O conhecimento do mercado mundial da saúde e farmacêutico e das partes interessadas é uma vantagem, especialmente no que respeita à saúde sexual, reprodutiva e materna.
- O conhecimento dos aspectos jurídicos da gestão de contratos é uma vantagem.
São necessários excelentes conhecimentos práticos de MS Office (em especial, aplicações relacionadas com bases de dados e análise de dados), ERP (por exemplo, PeopleSoft, Oracle, SAP), sistema de registo electrónico e outras aplicações informáticas.
Línguas:
É exigida fluência em inglês e português.
Principais competências:
Valores: Integridade/Compromisso com o mandato, partilha de conhecimentos/aprendizagem contínua, valorização da diversidade.
Gestão de relações: Trabalho em equipa, comunicação de informações e ideias, conflitos e autogestão.
Trabalhar com pessoas:
- Capacitação/desenvolvimento das pessoas/gestão do desempenho.
- Liderança e eficácia pessoal: Pensamento estratégico e analítico, orientação para os resultados/compromisso com a excelência, tomada de decisões adequadas e transparentes.
Competências funcionais:
- Prestação de serviços de aprovisionamento e de apoio logístico.
- Gestão de dados, documentos, correspondência e relatórios.
- Gestão da informação e do fluxo de trabalho.
- Planear, organizar e executar várias tarefas.
- Implementação de sistemas de gestão.
- Perspicácia comercial e capacidade de realizar várias tarefas e equilibrar prioridades concorrentes.
- Inovação e comercialização de novas abordagens.
- Pro-actividade e orientação para o cliente.
- Consciência organizacional.
- Conhecimento do trabalho/experiência técnica.
Outras competências desejáveis:
- Desenvolver pessoas/fomentar a inovação e o empowerment.
- Pensamento analítico e estratégico.
- Comunicação, informação e partilha de ideias/conhecimentos.
- Tomada de decisões adequadas e transparentes.
- Competências de supervisão.
- Empenho na excelência.
Remuneração e benefícios:
Esta posição oferece um pacote de remuneração atractivo, incluindo um salário líquido competitivo, seguro de saúde e outros benefícios, conforme aplicável.
Isenção de responsabilidade:
O UNFPA não cobra qualquer taxa de candidatura, processamento, formação, entrevista, teste ou outra taxa relacionada com o processo de candidatura ou recrutamento. Os avisos, cartas ou ofertas fraudulentas podem ser enviados para a linha directa de combate à fraude do UNFPA: http://www.unfpa.org/help/hotline.cfm
Em conformidade com o Estatuto e o Regulamento do Pessoal das Nações Unidas, as pessoas que se candidatem a lugares da categoria profissional internacional e que tenham o estatuto de residente permanente num país diferente do seu país de nacionalidade podem ser obrigadas a renunciar a esse estatuto aquando da sua nomeação.
Dia Publicado: 24/05/2023
Mais sobre Vagas
Diretor Técnico de Entomologia e Controlo de Vectores
A MDC Global Health esta em busca de um Diretor Técnico de Entomologia e Controlo de Vectores para trabalhar em Maputo.
Especialista em Insumos Agrícolas
A Palladium esta em busca de Especialista em Insumos Agrícolas para trabalhar em Pemba.
Especialista em Extensão Agraria
A Palladium esta em busca de um(a) Especialista em Extensão Agraria para trabalhar em Pemba.