Vagas
Descrição da Função
Título: Oficial Senior de Programas
Localização / Cidade: Maputo
Mais sobre Maputo
PARA VAGAS DE DIVERSOS CONSULTORES
Breve Descrição/ Finalidade do Trabalho
Em estreita ligação com o DN da FHI 360 Moçambique, a Equipa de Gestão Sénior (SMT) e outros funcionários de serviços partilhados, o Oficial Sénior de Programas (SPO) fornece apoio diário de gestão de programas e operações a todos os projectos de Moçambique e à plataforma CO da FHI 360. As responsabilidades específicas incluem a coordenação e/ou contribuição para o planeamento do trabalho, orçamento, relatórios, gestão de subvenções, documentação de lições e sucessos para subvenções bilaterais, bem como funções da plataforma CO, tais como gestão do conhecimento (KM), desenvolvimento e diversificação de negócios (BDD) e muito mais.
Descrição do Recrutamento/ Principais Responsabilidades
Qualificações e Aptidões
Principais responsabilidades:
Contribui para os principais processos de gestão de programas e operações em subvenções bilaterais ( a nível nacional) e geridas pela sede, para garantir uma gestão eficaz ao longo de todo o ciclo de vida do projecto. Isto pode incluir:
Coordenar o arranque e o encerramento dos projectos a nível nacional sob a orientação dos chefes de projecto e com a supervisão do Gabinete Regional (ESARO).
Apoiar os chefes de projecto/país na promoção da sensibilização do pessoal e na compreensão dos termos e condições da adjudicação, das regras e regulamentos dos doadores, das políticas e procedimentos organizacionais e dos requisitos estatutários em matéria de apresentação de relatórios, e ajudar os chefes de projecto/país a controlar o cumprimento dos mesmos.
Analisar os relatórios dos projectos e coordenar a documentação das lições aprendidas, das boas práticas e das histórias de sucesso.
Assistir na preparação e/ou revisão de subcontratos de projectos, acordos de consultoria e outros tipos de pacotes de aquisições.
Apoia a gestão e o controlo financeiros, incluindo o desenvolvimento de orçamentos, a análise de projectos, a revisão dos planos de trabalho em relação aos orçamentos, etc.
Trabalha com as equipas de RH e de projecto para assegurar planos de pessoal e abordagens de gestão adequados; isto pode envolver o desenvolvimento de organogramas, descrições de cargos, requisições de contratação de pessoal, âmbitos de trabalho de consultores (SOW) e termos de referência (ToRs), etc.
Serve como líder de programa/projecto ou ponto focal em pequenas subvenções globais, conforme atribuído.
Assegura que as várias plataformas de gestão do conhecimento (KM) da FHI 360 são actualizadas, envolvendo o apoio às equipas de projecto na actualização do Vine, carregando os resultados na câmara de compensação do USG, trabalhando com o RO e as Comunicações Corporativas para manter o Connect (a intranet) e o website actualizados. Envolve também a manutenção de um sistema electrónico eficaz de arquivo e recuperação de documentos e correspondência do CO. Promover e incentivar projectos para documentar e partilhar conhecimentos sobre a implementação do programa, contribuindo com resumos, revistas especializadas e outros fóruns
Prestar apoio de alto nível às operações da plataforma CO, em apoio ao director nacional e aos chefes de projecto.) Isto pode incluir
Ajudar o DN e a equipa de Finanças e Administração a garantir que os serviços partilhados respondem às necessidades dos projectos e que são servidos de forma eficiente, através da monitorização das actividades da Plataforma CO, da realização de inquéritos de satisfação dos clientes e do alerta do DN e dos Chefes de Projecto para quaisquer problemas.
Incentivar as actividades integradas do projecto e a atribuição adequada de recursos partilhados (ou seja, espaço de escritório, tempo do pessoal da Plataforma CO, etc.) em vários projectos no país, através da criação de orçamentos e rastreadores, bem como da facilitação de reuniões de colaboração sobre esses tópicos.
Coordenar os esforços para se manter em boa situação legal, assegurando a adesão às leis de Moçambique e cumprindo os requisitos estatutários de informação.
Assiste o CD e o líder de Recursos Humanos (RH) para garantir que todas as questões de bem-estar do pessoal sejam tratadas de forma adequada, eficiente e judiciosa, incluindo o avanço dos esforços de diversidade, equidade e inclusão (DEI), salvaguardando o pessoal, implementando parceiros e beneficiários, garantindo um ambiente de trabalho favorável e promovendo o desenvolvimento liderado localmente (LLD). Apoia o Ponto Focal CD e Segurança no desenvolvimento, acompanhamento e implementação dos Planos de Segurança e Protecção do CO. Tudo isto implica o desenvolvimento e a manutenção de planos de acção, painéis de controlo e rastreadores.
Contribui para as actividades de desenvolvimento e diversificação do negócio (BDD) do CO, em colaboração com o CD, o SMT, as unidades BDD da ESARO e da sede. Isto pode incluir o acompanhamento do resumo diário das oportunidades no país, o acompanhamento do progresso do trabalho de captação ou de proposta, o desempenho da função de Responsável Técnico pelo Orçamento (TBL) ou de Responsável pela Gestão e Pessoal (MSL) em concursos, a elaboração de termos de referência para consultores de BDD e o acompanhamento das actividades de BDD em nome do CR/SMT.
Conhecimentos e competências desejados:
Experiência considerável de trabalho em programas de desenvolvimento e assistência humanitária no domínio da saúde (VIH/SIDA, saúde materno-neonatal infantil, planeamento familiar, tuberculose, malária, nutrição, etc.) financiados pelo Governo dos EUA ou por outros doadores internacionais.
Capacidade para analisar e interpretar problemas, propor e aplicar soluções com base no conhecimento das normas e princípios profissionais e no bom senso.
Fortes capacidades de organização e atenção aos pormenores.
Capacidade comprovada de gestão, supervisão, trabalho em rede e liderança em programas grandes e complexos.
Forte conhecimento de sistemas de planeamento estratégico, gestão administrativa e financeira.
Capacidade de trabalhar bem com os outros e de desenvolver e manter a compatibilidade entre o pessoal do projecto.
Fortes competências interpessoais e de negociação, incluindo experiência na criação de relações efectivas com as principais partes interessadas internas e externas.
É necessário ter sucesso comprovado em ambientes multiculturais.
Capacidade para gerir prazos apertados e realizar grandes volumes de trabalho com um mínimo de supervisão.
Qualificações mínimas exigidas:
Licenciatura numa área relevante (negócios, relações internacionais, comunicações, saúde pública, ciências sociais ou outra área relevante). O grau de mestre é uma vantagem adicional.
Experiência no desenvolvimento de planos de trabalho anuais e relatórios trimestrais para projectos financiados pelo Governo dos Estados Unidos.
Experiência em desenvolvimento de negócios, incluindo redacção de propostas e angariação de fundos.
Um mínimo de seis anos de experiência relevante em projectos financiados por grandes doadores, como a USAID, o CDC e outros doadores bilaterais e multilaterais, bem como em regras, regulamentos e políticas aplicáveis associados a esses doadores.
Familiaridade com programas financiados pelo PEPFAR, liderados por ONG/ONG em África.
Capacidade de comunicação escrita e oral bem desenvolvida. A fluência em inglês é obrigatória.
Proficiência em Microsoft Excel
Capacidade para elaborar orçamentos de projectos complexos e analisar relatórios financeiros.
Este anúncio de emprego resume os principais deveres do cargo. Não prescreve nem restringe as tarefas exactas que podem ser atribuídas para o desempenho dessas funções. Este documento não deve ser interpretado de forma alguma como um contrato de trabalho. A Direcção reserva-se o direito de analisar e rever este documento em qualquer altura.
Dia Publicado: 25/05/2023
Mais sobre Vagas
Diretor Técnico de Entomologia e Controlo de Vectores
A MDC Global Health esta em busca de um Diretor Técnico de Entomologia e Controlo de Vectores para trabalhar em Maputo.
Especialista em Insumos Agrícolas
A Palladium esta em busca de Especialista em Insumos Agrícolas para trabalhar em Pemba.
Especialista em Extensão Agraria
A Palladium esta em busca de um(a) Especialista em Extensão Agraria para trabalhar em Pemba.